Certificação Digital
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JUSTIÇA ELETRÔNICA
O que é Certificação Digital?
O certificado digital é um documento eletrônico que garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Esta certificação pessoal, estará criptografada em um token, mídia removível que serve apenas para armazenar sua certificação digital, ou em sua carteira da OAB com chip, emitidas a partir de junho de 2011 (neste caso é necessário a compra de uma leitora de cartão), que possibilita o uso praticamente em qualquer lugar que tenha acesso à internet.
Com este dispositivo, os sistemas de informação (computadores, laptops, provedores de internet, etc...) podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar a autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.
Com a certificação digital é possível, por exemplo, realizar envio de arquivos para instituições judiciárias com mais segurança. A instituição judiciária possui certificado para autenticar-se junto ao advogado, assegurando que todas as transações estão sendo enviadas para o servidor daquela instituição judiciária. Já o advogado, realizando operações via PJe, também tem uma chave de acesso que comprova sua identidade perante a instituição judiciária.
Para saber mais, clique nos links abaixo e veja as explicações que a OAB/MG preparou:
Vantagens da certificação digital
Cartilha com dúvidas frequentes
Como adquirir a minha Certificação Digital?
AA CAA-MG e a OAB Subseção Juiz de Fora disponibilizam ao advogado e estagiário local, o espaço “Minas Digital”. Lá o serviço de validação será disponibilizado todas os dias em horário comercial, no Escritório Compartilhado da OAB (Rua Marechal Deodoro nº552/4º Andar) em parceria com a empresa CERTDATA. O agendamento para validação do seu certificado será feito após efetuar a sua compra diretamente no site da unidade certificadora, onde você poderá escolher a data e horário. Para dúvidas ou informações: 0800-580-8090
Clique aqui e peça já o seu certificado digital.
Qual a documentação necessária para a realização da Certificação Digital?
Cédula de Identidade; cartão de Identidade profissional do Advogado e Estagiário emitido pela OAB
- Original + cópia simples ou autenticada; cadastro de pessoa física (CPF)
- Original + cópia simples ou autenticada; comprovante de endereço
- Original + cópia simples ou autenticada; uma foto 3x4 (recente)*
* Fica dispensada a apresentação de fotografia se for apresentado documento de identidade com foto colorida, emitido há no máximo 5 anos da data da validação presencial.
Observações:
Os documentos que possuem data de validade precisam estar dentro do prazo;
RG plastificado não pode estar replastificado ou em mal estado;
Comprovante de endereço tem que ser recente (emitido até 3 meses);
Serão aceitas contas de concessionárias de serviço público (Luz, Água, Telefonia Fixa ou Móvel e Gás). Extratos bancários ou contrato de aluguel, onde conste o nome do titular;