Home » Notícias » OAB/JF realiza debate sobre os "Aspectos Jurídicos da Operação Lava Jato"
Notícias
OAB/JF realiza debate sobre os "Aspectos Jurídicos da Operação Lava Jato"
25ABR
Aconteceu no dia 13 de abril, no auditório da sede da ordem, um debate sobre os Aspectos Jurídicos da Operação Lava Jato. O evento foi organizado pela Escola Superior de Advocacia, representada pelo seu presidente Dr. Luiz Eduardo Barra Ailton, tendo como mediador o Dr. Daniel Giotti de Paula e como palestrantes os doutores Bruno Stigert Souza, Pablo Farias Souza Cruz, Márcio Gil Tostes dos Santos, Nelson Rezende Júnior e João Fernando Lourenço.
O presidente da OAB Subseção Juiz de Fora, Dr. João Fernando Lourenço, que foi um dos palestrantes, alertou que a OAB não irá pactuar com qualquer crime e com pessoas que tenham condutas contrárias a legislação, mas entende que deve ser respeitado o devido processo legal, pois todos nós temos o direito de defesa, que é um princípio constitucional. Ao final falou que entende que essa operação de certa forma é muito importante para todos nós, para que também possamos passar nossas vidas a limpo, que o Brasil merece isso, que nós merecemos isso, que o caminho a ser seguido é o que passa sempre pela democracia e pela liberdade, e, claro, pelos direitos humanos e pelo livre acesso ao poder judiciário.
O professor Dr. Bruno Stigert Souza falou sobre o papel do poder judiciário, o papel do supremo tribunal federal no contexto atual e também sobre a discussão das instituições do nosso país. Já professor Dr. Márcio Gil Tostes dos Santos deixou claro o porque desse clamor que nós temos pela constituição e por uma constituição dentro do estado democrático de direito. E por último os professores Dr. Nelson Rezende Júnior e Pablo Farias Souza Cruz falaram sobre o processo do Lava Jato, focando na divulgação dos grampos telefônicos em nome do princípio da publicidade e do interesso publico, na interceptação feita em escritório de advocacia, no desvio de finalidade na nomeação do ex-presidente e se delação premiada é inconstitucional.
No final, foi aberto espaço para discussão, onde houve um grande debate de ideias.
Ao término do evento foram sorteados para os presentes obras literárias, bolsas de pós graduação e cursos jurídicos fornecidos pelo Centro Universitário Estácio, Interjur e o Compreender Direito.
Fotos
Compartilhar notícia
Comente:
Comentários:
Ainda não existem comentários cadastrados. Preencha o formulário acima e seja o primeiro a comentar.