Home » Notícias » OAB/JF presta assistência a Bloco Domésticas de Luxo
Notícias
OAB/JF presta assistência a Bloco Domésticas de Luxo
20FEV
Após ser procurada por integrantes do tradicional bloco carnavalesco Domésticas de Luxo, a OAB Juiz de Fora, através da Comissão de Igualdade Racial, vinha prestando assistência aos representantes do grupo, visto que os mesmos estavam sendo alvo de manifestações pelos movimentos coletivos de JF por se vestirem de domésticas e usarem malha preta por baixo das fantasias, além de pintarem o rosto de preto para desfilar todos os anos pelas ruas do centro da cidade.
Dessa forma, na tarde desta segunda-feira, 18 de fevereiro, a OAB/JF realizou mais uma reunião, no Auditório da Sede, juntamente com representantes da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e organizadores do bloco, a fim de discutir o assunto e solucionar a questão.
Na ocasião, o Vice-Presidente da OAB/JF, Alexandre Atilio R. Costa, deu as boas-vindas a todos em nome do Presidente da entidade, João Fernando Lourenço, que não pôde comparecer ao encontro, e ainda afirmou que a Ordem estará sempre de portas abertas para a sociedade.
De acordo com o Presidente Comissão de Igualdade Racial, Alexander Jorge Pires, o bloco foi orientado pela Comissão a alterar suas fantasias, tendo em vista que os comportamentos podem ser ofensivos.
Durante a reunião, foi apresentada a todos a decisão do bloco, que resolveu se adequar e retirar a malha, luvas e tintas pretas das fantasias. De acordo com o Presidente do Bloco Domésticas de Luxo, Valdir Alves, é preciso fazer o melhor para o carnaval de Juiz de Fora e o objetivo do grupo há 60 anos é levar alegria e felicidade a toda população.
Dessa forma, segundo o Presidente Comissão de Igualdade Racial, “a OAB/JF demonstra que está à disposição da comunidade para nestes anseios sociais participar como moderadora, orientadora, objetivando sempre a solução dos conflitos, através da conscientização e do bom senso”
Alexander Jorge Pires também enfatizou que os trabalhos continuam no sentido de erradicar toda e qualquer forma de discriminação e preconceito.
Por fim, o superintendente da Funalfa, Zezinho Mancini, destacou que a decisão é um ganho para a cultura de Juiz de Fora.
No local, representantes do Domésticas de Luxo leram e assinaram uma nota em que oficializam a decisão. Além do documento, um termo de compromisso foi assinado pela direção do bloco, pela Funalfa e pela Comissão da OAB/JF.
Fotos
Compartilhar notícia
Comente:
Comentários:
Ainda não existem comentários cadastrados. Preencha o formulário acima e seja o primeiro a comentar.