Home » Notícias » Comissões da OAB/JF participam de ato de desculpas à família de Gabriel Pimenta e entregam cartilha e documentos ao Ministro dos Direitos Humanos
Notícias
Comissões da OAB/JF participam de ato de desculpas à família de Gabriel Pimenta e entregam cartilha e documentos ao Ministro dos Direitos Humanos
07AGO
No dia 30 de julho, as Comissões de Direitos Humanos e Cidadania e da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e Combate ao Trabalho Escravo Moderno, ambas da OAB Juiz de Fora, participaram do ato formal onde o Estado brasileiro reconheceu a responsabilidade pela omissão em apurar o assassinato do defensor dos Direitos Humanos, o advogado Gabriel Sales Pimenta, ocorrido em 1982. O reconhecimento aconteceu após o Brasil ser condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em junho de 2022.
O ato público aconteceu no Teatro Paschoal Carlos Magno, com presença do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida que, naquele local, reconheceu a responsabilidade do Estado.
Estiveram presentes, representando a OAB Juiz de Fora, a Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, Cristina Maria Couto Guerra, e a Presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e Combate ao Trabalho Escravo Moderno, Carina Pollyana Augusta da Silva Dantas.
Na oportunidade, Cristina Guerra entregou ao Ministro quatro relatórios elaborados sobre as condições do sistema penitenciário da comarca desde 2022, que também foi enviado para diversas autoridades. Segundo esta Comissão da OAB/JF, “Juiz de Fora sofre com as más condições carcerárias e tem como agravante a interdição de duas unidades prisionais, durante o período de 2021 a 2024”.
Ainda na ocasião, Carina Dantas apresentou ao Ministro dos Direitos Humanos a cartilha “Princípios e Conceitos de uma Educação Antirracista”, elaborada em parceria com a Comissão OAB vai à Escola da OAB/JF. De acordo com Carina, foi entregue um ofício, além da cartilha, afim da reparação e promoção da justiça a igualdade racial na sociedade.
Vale ressaltar que as comissões da OAB/JF citadas ajudaram e participaram ativamente da organização do evento.
Estiveram presentes, ainda, o advogado Rafael Sales Pimenta, Presidente do Instituto Gabriel Pimenta; Nilmário Miranda, Assessor Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do MDHC; Marcelo Eugênio Feitosa Almeida, Procurador-geral da União e Jarbas do Carmo, Secretário de Igualdade Racial de Direitos Humanos do Pará.
Fotos
Compartilhar notícia
Comente:
Comentários:
Ainda não existem comentários cadastrados. Preencha o formulário acima e seja o primeiro a comentar.