Home » Notícias » Primeira Reunião da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e Combate ao Trabalho Escravo Moderno da OAB Juiz de Fora
Notícias
Primeira Reunião da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e Combate ao Trabalho Escravo Moderno da OAB Juiz de Fora

28MAR
Na quinta-feira, 20 de março, o auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA) em Juiz de Fora foi palco da primeira reunião da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e Combate ao Trabalho Escravo Moderno, para o triênio.
Presidida por Carina Dantas, a reunião teve como objetivo dar boas-vindas aos novos membros da Comissão, além de delinear as ações e eventos que serão realizados no próximo triênio, de 2025 a 2027. Foi destaque ainda, a relevância histórica e social da comissão, ressaltando que o trabalho será um passo fundamental para reconhecer e combater as sequelas da escravidão no Brasil, além de focar nas práticas contemporâneas de exploração análogas à escravidão. Durante o encontro, foram apresentadas propostas para a realização de seminários, palestras e campanhas de sensibilização ao longo dos próximos anos, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre esses temas tão urgentes.
A Comissão, que integra a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Juiz de Fora, foi criada com a missão de investigar, documentar e divulgar as graves violações de direitos humanos que ocorreram durante o período escravocrata e seus reflexos na sociedade atual. Além disso, a comissão também se dedica ao enfrentamento do trabalho escravo moderno, buscando uma atuação mais incisiva para coibir esse tipo de violação no presente.